domingo, 11 de novembro de 2012

Vida longa ao Core HR On-Premise da SAP


Depois que seu obituário foi publicado por engano, Mark Twain enviou um telegrama de Londres dizendo “Os relatos da minha morte são um tanto exageradas.” Para fazer uma paródia com isso, eu diria que a morte do Core HR On-Premise foi um tanto exagerada – vida longa ao On-Premise! 

Eu estava, há um tempo atrás, em uma reunião com alguns clientes proeminentes da SAP HCM, onde havia um certo número de apresentações relacionadas à SuccessFactors. Além disso, eu estava mostrando a nova experiência de usuário em cadastro SAP HCM para profissionais de RH em administração de pessoal, gestão de empresa, Processos de HCM e Formulários. Eles estavam um pouco preocupados se seriam empurrados para a nuvem. Não foi a primeira vez que eu ouvi isso – há uma citação de gestão da SAP frequentemente mencionada neste contexto, que diz que haverá suporte para SAP HCM on-premise até 2020.

É aí que eu aviso para não escrever o obituário da SAP HCM prematuramente. O que está faltando na citação de 2020 são as palavras “pelo menos”.  Nesta citação que apareceu, sempre houve a intenção de dar conforto aos nossos leais consumidores que tem feito vários investimentos significativos nas nossas soluções SAP HCM on-premise. A data de 2020 resulta da estratégia de manutenção normal da SAP. Era para isso ser uma garantia mínima, e não uma indicação de “fim de vida útil” pela SAP. É verdade que para alguns temas, ou melhor, a gestão de talentos, a SAP nomeou a solução em nuvem da SF como a opção que daria o melhor resultado para os investimentos. É normal que a SAP, e outras, tenham ciclos de investimentos pelos quais investem mais em umas áreas do que em outras. A gestão de talentos SAP HCM on-premise acabou de atravessar um ciclo intenso de inovação. A nossa versão Ehp6 tem várias melhorias! Então, não deve ser nenhuma surpresa se o roteiro imediato a esta área mostrar menos investimento.


Ao mesmo tempo, entretanto, a administração da SAP disse que nós vamos continuar investindo em “cadastro” HCM on-premise. Como evidência, nós apontamos para os nossos lançamentos de HR Renewal. O HR Renewal 1.0 veio a ramp-up em junho e estava amplamente disponível (GA) em 30 de agosto de 2012. HR Renewal é um novo tipo de programa pelo qual nós planejamos lançar novas inovações trimestralmente, como os famosos “envios com antecedência” – um tipo de Pacote de Suporte moldado como um add-on.

Parece que a maior parte dos consumidores sente-se mais à vontade usando add-ons como esse. Se há algum problema, o Ehp6 é um pré-requisito. Dito que, eu também ouvi dos consumidores que os upgrades para Enhancement Package como de 4 para 5 ou de 5 para 6 estão se tornando muito, muito mais fáceis “...um pequeno contratempo que mal pode ser notado...”. 

Eu posso dizer pela minha experiência como desenvolvedor da SAP HCM que: isso é o resultado de um processo que a SAP colocou em prática há muitos anos atrás. Eu lembro que a mensagem da administração era de que os consumidores estavam pedindo mais estabilidade e upgrades mais fáceis. Eu posso testemunhar da perspectiva dos desenvolvedores que a SAP levou esta mensagem a sério e começou a trabalhar pondo processos e ferramentas em prática para facilitar e reforçar ações e regras para tornar a vida dos nossos consumidores mais fácil. Primeiro, eu lembro que nós estávamos limitados a quanto poderíamos aprimorar um apontamento. Depois nós estávamos limitados a que tipos de objetivos e mudanças nos bancos de dados poderíamos fazer em um Support Package. Nós implementamos o cadastro e conceitos de extensão. Depois adicionamos o conceito Enhancement Package. Tudo isso em nome da estabilidade e upgrades fáceis. Além disso, nós atendemos os seus pedidos para preencher as brechas funcionais, limitando a quantia de códigos da sua parte.

Levou um tempo para os nossos clientes verem os frutos disso, mas eu acredito que nós estamos no momento em que você pode colher estes benefícios e os benefícios de fazer upgrade para Enhancement Packages mais novos, como o Ehp6, para tirar proveito das inovações novas – como a minha favorita, a nova experiência de usuário para profissionais de RH disponível com HR Renewal. Devido a sua confiança crescente nos upgrades, você tem agora a chance de tirar proveito dele ainda mais rápido, em ciclos trimestrais, com HR Renewal. Da minha perspectiva, tudo acima é apenas uma evidência de que a SAP ouve os seus clientes e o mercado – eu acredito que a compra da SuccessFactors pela SAP só reforça esta noção. Claramente, existe um segmento crescente do mercado e a base de clientes da SAP que está interessada em implementar soluções HCM baseadas em SaaS e a SAP também tem uma solução excelente para o mercado SaaS! Ou escolha um modelo híbrido, apoiado por dois grandes nomes – SAP e SuccessFactors. Você já conhece o SAP HCM on-premise há muito tempo por sua funcionalidade robusta, suporte legal e alcance global – com HR Renewal, meus colegas e eu esperamos que você conheça em breve a agradável experiência de usuário e continue apreciando enquanto se encaixa com as suas necessidades. 

Eu, pessoalmente, digo vida longa ao SAP HCM on-premise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário