Eu creio que a SAP está caminhando a passos
largos em direção à solução deste problema.
Para entender como pode haver tantos dados
e uma deficiência na maneira como estes dados chegam aos devidos usuários,
vamos primeiro verificar quem são estes usuários.
Quem são estas pessoas?
Figura 1: Partes interessadas no HCM na organização |
Os gerentes são notavelmente os usuários
mais frequentes dos dados de RH.
Executivos e gerentes sênior
precisam de informações agregadas para checar o pulso de sua organização a
qualquer hora e, ter uma reação potencialmente rápida dirigindo tarefas a
outras pessoas. Os gerentes médios
precisam de microanálises (widgets focados em assuntos específicos) para tomar
decisões operacionais nas transações que são feitas todo dia, o que envolve,
geralmente, mais detalhes do que os gerentes sênior exigem.
As Finanças
e a controladoria dão suporte aos
gerentes diretamente. Geralmente, esses usuários não precisam de análises de RH
em seu trabalho no dia a dia. Mas mesmo assim, ainda precisam verificar dados
de RH, assim como o planejamento da contratação é de interesse. Algumas
informações que eles precisam são provenientes dos dados de RH. Quantas pessoas
a empresa vai contratar no ano que vem? Quanto isso vai custar em salários e
benefícios? Quanto isso vai custar em imóveis ou recursos de TI? Estas questões
são importantes e muitas vezes o departamento de finanças e controladoria não
pode resolver tudo sem uma devida assistência especializada do RH.
Tal assistência vem dos analistas de RH, uma nova função que
estamos vendo com mais frequência, e que muitas vezes são chamados para lidar
com questões fora das funções tradicionais de RH. Analistas de RH são
profissionais que processam uma enorme quantidade de informações e, são
contratados pelo RH para ajudar a melhorar a qualidade das decisões em grande
quantidade. Suas experiências vêm geralmente de trabalhos com marketing ou
finanças, e devem ter boa experiência em operações ou CRM. Os profissionais de RH, sejam eles
administradores ou parceiros de negócios, são consumidores diretos dos
analistas de RH. Eles obtêm informações detalhadas e precisam ter uma certa
capacidade de solucionar problemas utilizando tais informações.
Muitos
pontos críticos
Todos esses usuários fazem contribuições
únicas para a estratégia e execução do RH. Como foi mencionado anteriormente,
cada usuário tem necessidades diferentes de acordo com o nível de consumo e
posição na cadeia de valores. Porém, nós vemos que há uma combinação de cinco
pontos críticos em comum a todos eles.
Figura 2: Resumo dos desafios que as organizações enfrentam para alavancar os analíticos. |
Qualidade
dos dados
Uma qualidade dos dados inadequada não
significa só perder pontos de dados ou medidas precárias. Isto também leva a
uma perda de informação em tempo real, causada pelo intervalo de tempo em que
uma informação é solicitada e cumprida, intervalo este que pode tornar a os
dados obsoletos ou irrelevantes. Os dados geralmente não são exatos e
atualizados porque são tratados por lotes em warehouses de dados. E pior ainda, pessoas diferentes têm visões
diferentes dos dados.
Encontrar
(ou inventar) as métricas mais relevantes
Cada negócio tem uma estratégia única,
portanto, deve monitorar cada conjunto de métricas que se aplica a ele, mas não
deve ser comparável com métricas similares usadas por outras companhias. Por
isso as organizações geralmente falham ao calcular as métricas que fazem mais
sentido para eles. Chegar a um relatório de contagem de funcionários exato já é
um desafio, e métricas mais avançadas como as entre várias empresas são ainda
mais difíceis para se obter. As métricas que trazem de uma só vez finanças e
RH, ou CRM e RH, ou cadeia de fornecimento e RH, ou dados de qualquer outra
empresa e RH são quase impossíveis de calcular, muito menos distribuir.
Operacional
ou planejamento estratégico de RH? Que tal nenhum dos dois?
Embora cada companhia reconheça a sua
importância, muitas vezes não são capazes de realizar um planejamento de RH
adequado. Eles simplesmente não têm as ferramentas necessárias para desenvolver
um plano estratégico de cinco a dez anos para atingir a liderança do mercado,
ou um plano de doze meses para controlar os custos. Pelo contrário, eles se
esforçam com várias tabelas inconsistentes e tentativas manuais que só os levam
a erros e trabalhos redundantes.
É
muita coisa
Ao fim de cada dia de trabalho, cada
negócio tem incontáveis megabytes em dados a mais do que há 24h atrás, o que
leva a uma redução da capacidade de lidar com grandes volumes de dados. Se encontrar
as relações escondidas entre as métricas, dependências invisíveis a olho nu, ou
se simplesmemte lançar um relatório de folha de pagamento ou uma simulação da
estrutura da organização, mais dados significa menor probabilidade de derivação
de dados.
Utilizável
pelo usuário, por qualquer pessoa
Por fim, mas não menos importante, muitas
informações derivadas dos dados não são disponíveis em um formato que pode ser
acessível para várias partes interessadas. Os gerentes médios precisam de widgets nas transações que eles fazem
todos os dias. Executivos precisam de painéis de bordo que eles possam acessar
facilmente enquanto viajam. Parceiros de negócios precisam de um ambiente em
que eles possam interagir. Cada um desses formatos mencionados não é utilizado
em muitos casos, e em casos raros, um é usado. É uma falha ao apresentar dados
apropriados.
Três abordagens para encaminhar dados
com pontos críticos em grande quantidade
A SAP tem três abordagens para soluções em
HCM para encaminhar esses dados com pontos críticos enquanto providencia um
nível apropriado de utilidade de acordo com o usuário: reportagem, analíticos e planejamento.
Figura 3: Resumo das abordagens em reportagens, analíticos, e planejamento para o uso de grande quantidade de dados. |
Reportagem: estabeleça onde você está.
A primeira abordagem lida com a reportagem de RH. As soluções de
reportagem são desenvolvidas para proporcionar informações necessárias aos
gerentes médios, parceiros de negócios em RH e executivos, assim eles podem ter
uma imagem do que está acontecendo no exato
momento nos negócios.
Para reportagens on-premise, a SAP oferece
uma série de reportagens padrão dentro das transações. São os chamados de analíticos embutidos. Esta solução exige
ferramentas BOBJ e está disponível desde Enhancement Package 5. Nós também oferecemos
uma série de analíticos para atingir a raiz do problema rapidamente.
Analíticos: entender porque você está lá.
No senso comum, o termo “analíticos” se
refere a níveis aprimorados de técnicas de análise com intuito de descobrir insights
relevantes, acionáveis e altamente específicos entre organizações. Entretanto,
quando são descritos como uma solução para negócios, os analíticos vão mais longe e proporcionam uma variedade de ferramentas
de inteligência de negócios que permitem um nível mais alto de interação com
problemas detectados, investigam a raiz dos problemas e direcionam a ação para
as pessoas corretas. Tanto as reportagens
de RH quanto os analíticos são retrospectivos: eles providenciam clareza em
como a companhia fez e o porquê.
Analíticos
de RH Executivos e Analíticos Avançados são BW em HANA Solutions. Os analíticos de RH
executivos direcionam tarefas aos executivos, ou usam outros recursos, se
necessário, para que eles possam verificar o pulso de suas organizações e
reajam rapidamente aos problemas que eles vêem. Analíticos Avançados é uma
ferramenta para analistas de BI, que serve para responder uma pergunta feita
por um executivo e chegar a uma conclusão rapidamente.
Insight
de Gerentes permite que os usuários realizem
tarefas analíticas em dispositivo. Reportagens
e analíticos feitos em Insight de
Gerentes têm uma solução correspondente na nuvem, permitindo usuários de SuccessFactors Talent Management e Employee Central para ter acesso a
reportagens que vão ajudá-los a tomar pequenas decisões nas transações que eles
fazem todos os dias. Analíticos de Força
de Trabalho em Nuvem é uma solução poderosa que permite que os usuários
possam realizar todas as tarefas analíticas na nuvem. Com mais 2000 métricas e
referências, nós a chamamos de “o Rolls Royce dos analíticos de RH” devido ao seu
refinamento e sofisticação.
Figura 4: Roteiro e conjunto de soluções da SAP. |
Planejamento: determinar para onde você
vai.
Planejamento é sempre algo prospectivo, seja ao lidar com planejamento de turnos
de curto prazo (ou imediato), planejamento de 12 meses para novas habilidades e
contratações, ou planejamento estratégico a longo prazo para se preparar para crescimento
e expansão internacional. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um desses
quadros de planejamento.
O planejamento a médio prazo ou planejamento
de turnos é bem direto: de quem eu vou precisar amanhã de manhã às 8h? De
quantas pessoas eu vou precisar no sábado? Etc.. Este tipo de planejamento é
feito com a ajuda de um parceiro, o Planejamento
de Listas por ClickSoftware.
O segundo quadro é manuseado pelo Planejamento de Contratação Operacional
da SAP, e planos de contratação de 12 a 18 meses são considerados. Quanto isso
vai custar em salários? Quanto isso vai custar em benefícios? Quanto isso vai
custar em TI ou imóveis? E como esses novos contratados vão dar suporte aos
objetivos estratégicos da companhia? As contratações geralmente são feitas
segundo as diretrizes fornecidas pelas finanças. Caso eles excedam as
diretrizes, o sistema vai avisá-los imediatamente, eliminando assim
reconciliações dolorosas e perdas de tempo. Esta é uma solução on-premise e é
construída no Planejamento de Negócios
da SAP, com conteúdo específico para RH.
Finalmente, o terceiro quadro lida com Planejamento Estratégico, como um plano
de 5 a 10 anos para crescimento, expansão internacional ou mudanças sociais
demográficas. Isso é entregue na nuvem e vem pré-integrado com a solução Planejamento de Contratação Operacional da
SAP, o que permite, por exemplo, que os usuários avaliem como um plano de
contratação de 12 meses vai se encaixar no plano de cinco anos da companhia.
Figura 5: Solução recomendada de Analíticos. |
Figura 6: Exemplos de usuários conduzindo um Planejamento de Força de Trabalho integrado de RH e solução em Analíticos. |
Clientes que já usaram analíticos de RH da
SAP perceberam melhorias significantes. A Comcast, por exemplo, ligou o aumento
de satisfação dos seus clientes diretamente a uma rotatividade mais baixa, que
foi possível devido a um entendimento melhor e uma capacitação de sua força de
trabalho. A WellPoint também atingiu uma economia significante na área de
rotatividade, analisando e depois ajustando suas contratações e processos de
ambientação. O ABC Hospital foi capaz de melhorar drasticamente a maneira como
identificava, formava e mantinha talentos internos.
A SAP, hoje, conta com centenas de clientes
conduzindo seus Planejamentos de Força de Trabalho e Analíticos em todos os tipos
e tamanhos de negócios. É interessante ver que algumas empresas com vasta
cultura de quantificar tudo escolheram o Planejamento de Força de Trabalho e
Analíticos da SAP ao invés de desenvolverem sua própria solução para os
problemas. Isso valida a nossa abordagem e confirma que técnicas quantitativas
podem ser aplicadas a RH para obter melhores resultados nas decisões em todos
os níveis, sejam para gerentes médios nas transações que eles fazem todos os
dias, para executivos sênior checarem o pulso de suas organizações ou para
parceiros de negócios de RH terem uma imagem detalhada do que se passa com a
força de trabalho.
Resumindo, já ficou claro para nós que
sucesso em analíticos depende muito de entender quem são os usuários e em que
parte da cadeia de valores as suas contribuições são mais relevantes. Eu tenho
mostrado neste blog uma breve perspectiva de como nós estamos atendendo as
necessidades dos clientes diretamente com o nosso Planejamento de Força de
Trabalho e Analíticos. Nós temos planos para várias outras atualizações, então
fique ligado. Para mais atualizações gerais sobre soluções em HCM, você pode
entrar em contato comigo ou me seguir no Twitter em watch the wave.
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