domingo, 11 de novembro de 2012

Melhoracoes da experiência de usuário da SAP



Durante anos, nossos consumidores reclamavam melhoracoes da experiência de usuário (UX) na oferta da SAP HCM. Como Vice Presidente das solucoes da SAP, estou muito feliz anunciar que a SAP finalmente delivrou um investimento considerável para oferecê-los uma experiência mais amigável, harmoniosa e intuitiva. Eu confirmou que o HR Renewal vai continuar a ser uma área principal de investimento em 2013, com um foco principal na construção de conteúdo para mais países. 

Estando envolvida com grandes empresas (fortunas 500) nos últimos 14 anos, não há dúvida de que o HR Renewal 1.0 será bem recebido no mercado.

A SAP tornou o Feature Pack 1.0 para HR Renewal Generally Available (GA) em 14 setembro de 2012, e incluiu uma amostra de tela da nova página de entrada que utiliza nova tecnologia SAPUI5 para dar um visual enriquecido e mais atraente. A página por si própria ajuda a organizar e priorizar as tarefas, encontrar os objetivos rapidamente via favoritos, usados recentemente, ou com o sistema de busca interno, e depois lançar tarefas em uma objeção (ex: funcionário ou empresa) a um menu de ações sensível ao contexto. No fundo, tudo isso está relacionado a mudar a experiência de usuário para administradores de RH e tornar suas vidas mais fáceis.


Para dar uma idéia do que está por vir, o Feature Pack 2.0 (Q4/2012) vai adicionar mais conteúdo para a versão WebDynpo dos Processos em HCM e Formulários (P&F), enquanto o Feature Pack 3.0 (Q1/2013) vai proporcionar mais profundidade para algumas das estruturas e conteúdo PA/OM que estava no Feature Pack 1.0. Aqui está uma boa tabela que o Robert me forneceu, que dá uma boa idéia das funcionalidades que vem sendo lançadas e que estão “planejadas” para o restante de 2012.

Componentes PA/OM/P&F do HR Renewal (2012)
HR Renewal 1.0 – amplamente disponível
Necessidade principal
Âmbito da inovação
Benefício principal
·         Capacidade para criar e implementar processos de RH fáceis de usar e de baixo custo
·         Método mais fácil para implementar processos de RH usando a interface de usuário (UI) de minha escolha (e não a padrão da SAP)
Ui adicionais com base em tecnologia nativa da SAP
·         Processos iniciados por gerentes e empregados
·         Tempo de projeto para suportar nova tecnologia
·         Capacitação de serviço
·         Experiência de usuário (UX) melhorada, incluindo harmonização de UIs, ajuda a aumentar a eficiência e satisfação
·         Melhor alavancagem, conjunto de habilidades comum e existente para criar processos de HCM
·         Exigências de infraestrutura técnica reduzidas e custos associados
·         Capacitação de serviço para facilitar o uso de interfaces padrão que não são da SAP (ex: MS SharePoint)
Feature Pack 1.0 para HR Renewal 1.0 – amplamente disponível
·         Produtividade de RH aumentada
·         Exigência dos usuários para aumentar a usabilidade
·         Necessidade dos usuários para ferramentas de colaboração relacionadas ao trabalho
Aprimoramentos em experiência de usuário (UX) para administração de funcionários e empresa:
·         Sensação e visual contemporâneos
·         Navegação eficiente (tudo em um clique)
·         Integração de mídia social (perfis, feeds, colaboração)
·         Foco em infotipos/ações de amostra para: Brasil, China, Índia e EUA
·         Interface com base na Web e fácil de usar oferece produtividade aperfeiçoada, envolvimento e satisfação do usuário; melhorias potenciais em qualidade de dados com colaboração
·         Acesso mais fácil a analíticos e relatórios
Feature Pack 2.0 para HR Renewal 1.0 – planejado para Q4/2012
Para HCM com base em WebDynpro e Formulários
·         Capacidade de iniciar processos para administradores de RH
·         Capacidade para associar documentos de apoio
·         Capacidade de armazenar resultados finais digitalmente
·         Capacidade de imprimir processos
·         Capacidade de pesquisar processos
·         Colaborar com os colegas para completar o processo
Aprimoramento de UX e TCO adicional para Formulários de HCM com base em WebDynpro
·         Processo de início de administração de RH
·         Suporte de adesão
·         Dar suporte a atualização de perfil pessoal digital
·         Capacitação do navegador de processos
·         Integração com mecanismo de colaboração (opcional)
·         TCO mais baixo e satisfação de usuário final mais alta
·         Administradores de RH podem iniciar processos na nova UI
·         Documentação de apoio pode ser anexada como uma ajuda para aprovação ou referência legal
·         Administradores de RH podem localizar processos facilmente por referência ou ajudar a completar mudanças iniciadas por outros
·         Colaboração pode ajudar a completar processos corretamente e com eficiência
Suporte para mais países – planejado para Q4/2012 *
Austrália
Canadá
Alemanha
México
Holanda
Suíça
*Planejado para o 4º trimestre de 2012 (Q4/2012) via Support Package: apenas cenários de infotipo único (análogos a /PA30) planejados atualmente. Cenário de vários infotipos (análogos a /PA40 ou P&F) sobre discussão 7/2012

Os consumidores também podem se beneficiar dos aprimoramentos para a versão isenta de licença do WebDynpro de Processos de HCM e Formulários para construir os seus próprios processos de RH que podem ser implementados nos funcionários, gerentes e profissionais de RH. 

Nosotros na SAP temos 18 meces trabalhando para lançar um mecanismo para oferecer “ação dinâmica” como comportamento entre os Formulários de RH, então, os dedos estão cruzados para que isso seja um lançamento futuro. Para os que não sabem, ações dinâmicas são usadas nas transações back-end existentes para ativar registros de informação adicional. Por exemplo, nos EUA, quando se mantém um endereço residencial permanente, ações dinâmicas devem ser usadas para fazer aparecer um infotipo de taxa associado. Aqui está uma amostra de tela de novo tempo de projeto para a versão WebDynpro UI de Processos de HCM e Formulários com base em Floor Plan Manager.

Uma das maiores e mais válidas críticas que eu já ouvi sobre o HR Renewal é “Como pode a nova página inicial estar disponível apenas para NWBC 4.0?”, o que tem uma penetracão de mercado muito pequena no mundo. De acordo com o relato, havia problemas para acessar a página de inicial no portal, e isso acabou o deixando de fora da remessa de Feature Pack 1 lançada em 14 de setembro. Pesoalmente, como executivo na SAP, eu posso dizer que acho que entendemos a importância de ter isso disponível no portal.

Para os consumidores que estão pensando em como vão começar a tirar proveito de toda esta nova funcionalidade nossa, é importante notar que a funcionalidade HR Renewal será uma remessa “com antecedência” ou antecipada de EhP7 e vai exigir Enhancement Package 6 (EhP6) como um pré-requisito. Uma remessa “com antecedência” é modelada como Support Package, como um novo tipo de add-on e é legal ver a SAP começando a lançar atualizações trimestrais para on-premise como muitos dos vendedores SaaS. 

Enquanto eu não quero minimizar alguns dos desafios de mudar para o Enhancement Package 6 (EhP6) , quando eu olho a profundidade de funcionalidade nova em EhP6 e os Feature Packs do HR Renewal que inclui Administração de Pessoal, Gestão Empresarial, Self Service para Funcionários e Gerentes, Aprendizagem, Formulários de RH e a estrutura de trabalho compartilhada é uma coisa que eu certamente recomendaria para os consumidores levarem em consideração. 

Agradeço muito a Robert Moeller, que é dono da solução Core HR de RH no meu equipe e todo mundo que está trabalhando duro pra trazer esta funcionalidade para o mercado.

Aqui está um podcast recente que nós gravamos: HR Renewal Podcast with Robert Moeller 

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